Para começar a atuar no empreendedorismo digital, acredita-se que o caminho mais eficiente é criar um produto, colocar ele no mercado, investir em um bom posicionamento e, dessa forma, se transformar em um empreendedor de sucesso. Isso pode até gerar um retorno, mas definir um produto não é mais o ponto de partida.

Quando estamos iniciando do zero, há três ingredientes mais eficientes que é preciso incluir no negócio antes de entregar um produto final para o público. Sãos eles: autoridade, audiência e relacionamento.

 

Aprenda a construir cada ingrediente

Existem diferentes maneiras de construirmos a autoridade. Contudo, para tornar mais fácil o entendimento, vamos citar um exemplo prático para a construção dos três ingredientes. Caso alguém deseje aprender a fazer torta de maçã, ela irá abrir o YouTube, ou o próprio Google, e digitar “como fazer torta de maçã”. A partir disso, será possível encontrar um canal de receitas com um vídeo ensinando a receita.

Quem criou o canal ensina a fazer a torta de maçã de uma forma simples e que seja fácil de reproduzir em casa. Logo, quando quisermos cozinhar algo novo, é provável que iremos buscar direto por esse canal de culinária. Isso acontece porque o proprietário deste canal já se tornou uma autoridade quando o assunto é culinária e, consequentemente, as pessoas se tornaram a audiência dele.

 

Então, se o assunto de um canal no YouTube for do seu interesse, o próximo passo é criar um relacionamento com ela. A partir disso, provavelmente, você irá se inscrever nos canal e passará a receber atualizações quando novos vídeos forem publicados. Perceba que, nesse momento, os três ingredientes já ocorreram, certo? Mas, e após isso? O que acontece? Onde está o produto?

 

Se as pessoas que se inscreveram no canal de culinária, desejarem fazer um curso de culinária on-line, o canal pode oferecer. E, certamente o seu público comprará esse produto, pois já possuem um relacionamento com o proprietário e se interessam pelo assunto. Nesse momento, por meio do relacionamento com a audiência, é possível descobri o que o público precisa exatamente e oferecer isso a ele.