O blog do Prof. Marcos é repleto de conteúdos relevantes para quem quer crescer na vida e se transformar.

Para quem quer criar sucesso e riqueza na sua vida e nas pessoas próximas a você.

Aprender a “modelar” uma mentalidade de uma pessoa bem-sucedida e ter o que quiser.

No Blog Marcos Trombetta há muitas informações boas e gratuitas. Eu selecionei as melhores para você.

Clique no botão abaixo e aproveite!

 

 

 

A MELHOR FORMA DE VOCÊ SER UM DOS EMPREENDEDORES DE SUCESSO NO BRASIL

Eu sempre percebi que as pessoas querem saber qual o caminho que precisam para “trilhar” para estar na lista dos empreendedores de sucesso, elas se perguntam se realmente há um caminho claro a seguir, muitos se vêm perdidos e sentem que suas ações são infetavas e acabam por nunca abandonar a sua zona e conforto atrás de novas soluções.

Assim como eu já pensei no passado, vejo que muitas pessoas atualmente também pensam que um caminho acadêmico através de faculdades, especializações e MBA pode ajudar em sua carreira profissional e como empreendedor seja na sua vida corporativa ou nas suas próprias empreitadas.

Vejo que muitas pessoas estão insatisfeitas, elas querem dar um primeiro passo, mas quando sabem o que é necessário para mudar a sua vida radicalmente elas ficam paralisadas, não querem se sentir desconfortáveis.

Todos sabemos que é possível que uma pessoa mude sua vida em 7 dias, mas se ela deseja verdadeiramente isso, não pode temer as mudanças, deve abraça-las!

O fato é que nem sempre existe um caminho único e certeiro para seu sucesso, há várias formas de conseguir o que você quer na sua vida, é preciso para pensar, que nem sempre uma faculdade ou um MBA em administração de negócios vai fazer você desenvolver as habilidades necessárias para você se destacar em sua empresa ou se começar a empreender.

Outro grande fato é que muitas vezes em nossa vida surge essa necessidade muito forte de mudança, onde parece que estamos descontentes com tudo em sua vida, eu já senti isso pessoalmente e tenho certeza que há grandes chances de você já ter sentido o mesmo, mas mesmo traçando metas poderosas, é preciso dar um primeiro passo. Eu vejo que o grande problema justamente nesse ponto!

Nesse artigo vou te mostrar os principais fatores relacionados aos estudos formais e informais e como existem muitas habilidades essências em sua carreira que você não irá estudar e aprender no ambiente acadêmico, também te mostro o que está te impedindo agora de correr atrás de seus sonhos, e colocar as ações em prática, espero que aproveite!

 

EMPREENDEDORES DE SUCESSO NO BRASIL

 

HABILIDADES ESSENCIAIS PARA MUDAR DE VIDA RADICALMENTE

Atualmente eu vejo que as pessoas querem saber qual caminho “trilhar” para ser um empreendedor de sucesso, elas pensam firmemente que fazendo tais cursos ou faculdade renomadas é o cainho de sucesso absoluto. O que eu vejo se tratamento da carreira de profissionais que desejam se destacar, não existe um caminho único e certeiro, há várias formas de conseguir o que você quer na sua vida empreendedora.

O principal fator e que vale muito a pena você parar para pensar, é que nem sempre uma faculdade ou um MBA em administração de negócios vai fazer você desenvolver as habilidades necessárias para se começar a empreender.

O fato é que é necessário um conjunto de habilidade que precisamos desenvolver ao longo do tempo e são algumas dessas habilidades principais que vamos ver nesse tópico.

É inegável que uns níveis de instrução tradicional através de instituições de ensino vão te ajuda em sua carreira, elas te preparam para você possuir um determinado conjunto de qualidades, traços de caráter e atitudes que os empreendimentos e futuras empresas vão requerer.

Você vai aprender a trabalhar com relacionamentos pessoais, a habilidade de seguir instruções e cumprir prazos, raciocínio crítico, capacidade de se comunicar e escrever bem, habilidades de busca e aprendizado.

 

Todas essas habilidades que você pode desenvolver em um bom ambiente acadêmico são importantes!

 

Mas existem muitas habilidades necessárias para ser um dos empreendedores de sucesso no brasil que não se aprende em uma instituição de ensino tradicional.

 

EMPREENDEDORES DE SUCESSO NO BRASIL FORA DE UMA ESCOLA TRADICIONAL

Agora você pode estar se perguntando, como você pode estudar e ter os mesmos conhecimentos de uma pessoa que está na faculdade?

Eu não nego que um “bom” meio acadêmico pode te ajudar muito em seu desenvolvimento, mas é possível hackear facilmente os conhecimentos adquiridos sobre empreendedorismo que você vai precisar.

Procure ler livros de especialista da área de negócio que você quer aprender, inicialmente procure por livros com um modelo “como se faz” relacionado a seu campo de atuação, estes livros são tipicamente escritos por praticantes ativos em seu campo, então eles não são livros abstratos escritos por teoristas, que tendem a receber destaque em programas acadêmicos.

Muitas pessoas concordam que esse tipo de livro (escritos por praticantes reais e de sucesso) serão infinitamente mais valiosos em termos de experiência no “mundo real”!

Vamos a lista das habilidades específicas de extrema importância que os melhores programas não ensinam ou não se aprofundam.

 

Habilidade de liderança

As pessoas e equipes nas empresas funcionam de um modo totalmente diferente um ambiente acadêmico, uma pessoa pode preencher várias funções, e elas precisam de uma liderança bem posicionada, em Startups por exemplo normalmente os colaboradores precisam ser muito mais capacitados e possuir uma visão de futuro muito mais forte do que em empresas tradicionais, e conduzir essas pessoas não é algo que se ensina na escola.

 

 

Uso efetivo do networking

Hoje grande parte do sucesso no mundo dos negócios vem das pessoas, elas podem ser seus clientes, fornecedores ou simplesmente outros empreendedores na sua rede, na faculdade você trabalha o lado social, mas elas não te ensinam especificamente como criar e alimentar redes profissionais ou sobre as muitas facetas do networking (ativo ou passivo), tenho certeza que seria de muito valor a todos os estudantes estudar muito esse assunto, sem um networking efetivo muitas vezes um negócio nem se inicia para você poder provar as outras habilidades que está aprendendo na outras matérias como, por exemplo, planejamento de projetos, finanças e analises de riscos.

Sem um networking efetivo você não vai chegar a dar o primeiro passo para mostrar que você sabe algo!

 

Saber enfrentar o fracasso

 Por mais que você aprenda as teorias e as melhores práticas em sala de aula, mas não pode aprender a garra e a dedicação necessárias para ir mais longe, lidar com esse sentimento só existe na prática, empreender é fazer o esforço de criar algo do nada.

Muitas vezes, para alcançar o sucesso, você precisa estar disposto a investir 100% de sua energia frente a uma enorme parcela de incerteza, isso por si só já é muito difícil, mas a melhor parte desse desafio é que isso tem que ser todos os dias, acordar e estar pronto para fazê-lo novamente!

A garra está sempre prestes a cair e levantar-se de novo, uma e outra vez. E isso não se aprende em sala de aula.

O último e mais impactante, na minha opinião…

 

Você corre uma maratona, não um Sprint (tiro)

Nas universidades possuímos anos letivos que podem ser divididos em quartes ou semestres e na vida simplesmente não é assim!

Na escola você é treinado para mirar sempre na linha de chegada e você é estimulado a responder a cada pergunta de modo certo primeiro, antes de todo mundo, mas você precisa saber que no mundo real dos empreendedores dar esse tiro rápido e logo parar não é a melhor abordagem.

Haverá muitas lições que só serão aprendidas se você olhar para trás, compreendendo o que você vez, que em que posição você estava momento e o que você precisa fazer para ter um resultado diferente da próxima vez.

Mas o principal é preciso ser resistente e continuar correndo porque haverá grandes longas estiagens sem conquistas e repletas de desapontamento.

Em vez de dar um tiro rápido e se que se afogar em magoas, tranquilize-se por estar trabalhando em direção a um objetivo maior. Você está nele para um longo percurso e isso é mais valioso do que qualquer vitória em curto prazo.

Você pode notar como a faculdade pode te ajudar, mas também é preciso medir os pontos acimas, a grandes diferenças entre os mundos acadêmicos e na vida real, é preciso levar isso em consideração. Agora que você já sabe quais habilidades são as principais, você precisa saber como dar o primeiro passo, sair e onde você está para desbravar novas fronteiras, é exatamente isso que vou falar no próximo tópico.

MUDAR DE VIDA RADICALMENTE Henry Ford

 

 

MUDE SUA VIDA EM 7 DIAS SAINDO DA SUA PRISÃO EMOCIONAL

Atualmente muitas pessoas estão insatisfeitas e buscam mudar a sua vida radicalmente, elas sentem que “”tudo”” está errado nesse momento, e surge essa necessidade muito forte de mudança, vejo que muitas pessoas parecem estar descontentes com tudo em sua vida.

O grande fato que se percebe é que há certas coisas que te afetam mais que outras, isso pode ser visto quando você está 100% certo que quer mudar de vida radicalmente, você tem muitas coisas a fazer, e mesmo traçando metas poderosas é preciso dar um primeiro passo, eu vejo que o grande problema está justamente ai! O primeiro passo!

 

Sair do 0 para o 1!

O fato é que sair da sua zona atual de conforto é muito difícil, abaixo vou mostrar o porquê você pode estar preso a essa cela emocional e como sair dela rapidamente.

Pense na zona de conforto como uma cela mental, nesse espaço atual você está preso, mas de uma forma muito mais efetiva que uma prisão comum, você está preso mentalmente!

Por mais que você tente melhorar a sua situação atual para não mudar, não sair do lugar, reformando sua cela com novas mentalidades limitantes, dizendo que você está enganado, colocando perfume no local para ficar atrativo, colocando uma música para ficar agradável e simulando uma paisagem incrível de um local que você sempre sonhou.

Mesmo com todas essas formas de tentar melhorar sua cela, digo sua zona e conforto, assim que você acorda você se vê naquele lugar apertado, que restringe seus movimentos, onde você se sente infeliz e sem uma visão do horizonte.

 

Ela simplesmente se máscara de confortável para você evitar seus problemas…

 

E por incrível que pareça essa cela está com a porta aberta, mas mesmo assim você se coloca em uma posição onde se queixa, mas permanece nela, por um apego ao local que você já conhece, você prefere continuar enclausurado, preso. Então, nós podemos pensar que a única vantagem da zona de conforto é porque você conhece ela a muito tempo! Não há nenhuma outra razão para continuar lá.

Mesmo com esses problemas a pessoa se sente com um medo constante de perder o que tem, mesmo que seja muito pouco. A falta de paixão, a perca da sua perspectiva de vida e uma insatisfação recorrente dia a após dia, nada disso parecem ser suficientes para a pessoa dar um passo para fora da cela, a alegria que essa pessoa sente é de uma vida sem problemas, uma vida de certo modo confortável, mesmo que tenha que abdicar de muitas coisas, nesse caso o conforto provisionado está longe de sem realmente confortável!

 

Então um dia acontece!

A pessoa se sente incomodada e traçam um plano para sair dessa prisão, mas o que acontece é uma movimentação pequena, apenas um pouco para o lado dentro de sua cela mental, de tal forma que não percam completamente o “conforto” e o controle, então essa pessoa não saiu de cela, ela não queria perder o conforto, de verdade elas não querem sair, ela simplesmente queria sentir um pouco menos de desespero, tristeza ou ansiedade.

Mas o que você tem que se perguntar é qual parte de sua personalidade que produz esse estado de espírito perturbador?

 

Segundo Fred  Mattos ..

É no apego ao conhecido que habita a prisão confortável. Com receio de se desapegar do emprego ruim, do relacionamento amoroso detestável e da vida mediana uma pessoa permanece achando o certo mais agradável do que o duvidoso e o conhecido melhor que o novo.

 

Então quando vê outras pessoas que estavam na mesma prisão que você arriscar, arriscar e conseguir dar um passo fora da prisão emocional, o prisioneiro aplaude, admira, e promete principalmente a si mesmo que fará igual, mas na prática, segue o dia a pós o outro e tudo continua do mesmo jeito.

O prisioneiro em sua cela mental sabe que quem ousou arriscar sair da prisão teve algumas sequelas naturais trazidas com a mudança, mas não se arrependeram. Mesmo que no começas as pessoas estivessem se “sentido apreensivas” o tempo mostrou o novo mundo fora da cela era realmente mais espaçoso, mais libertador, com muito mais possibilidades.

Veja que o fato interessante é que todas as pessoas que ousaram mudar, e conseguiram alcançar esse “novo mundo” falam que deveriam ter feito isso antes!

 

Como eu aguentei tanto tempo naquela prisão? “.

 

“A felicidade é o território desconhecido por excelência. Não oferece garantia, refresco imediato, além demanda mais esforço que o sofrimento. Para sofrer basta ficar parado e passivo e reagindo como sempre, já a felicidade carece de movimentação constante e da capacidade de suportar uma dose grande de incerteza. ”

 

A felicidade acontece justamente nessa falta de conforto, a surpresa constante por você não controlar os elementos a sua volta é fundamental para criar um bem-estar. Para você aceitar o desconhecido de peito aberto e as mudanças que vão acorrer de forma constante na sua vida é preciso se conhecer profundamente e saber que você não pode controlar tudo e principalmente a vontade das outras pessoas.

A felicidade acontece e uma modo que você precisa estar totalmente presente em cada momento, o dia vai começar de um jeito e terminar de outro, se parece muito mais com uma viagem de mochilão pelo mundo, onde você sair pelo mundo sem nada muito traçado do que uma viagem ao museu onde tudo está imposto.

Agora pare para notar como a grande maioria das pessoas que você conhece adorariam fazer viagem pelo mundo, esse é o desejo delas, mas quando elas saem de cotidiano e tão logo começar a viagem com um voo de avião já querem saber quando vão posar, em que quarto do hotel vão ficar, onde está a sua mala com seus pertences do dia a dia, que lugares exatamente vão visitar e passam toda viagem aflitas pelo passo seguinte, elas não vivem o momento.

E fenômeno não acontece só em viagens, as pessoas não conseguem viver o seu estado atual, estão sempre aflitas para o passo seguinte e então o outro, elas estão incapazes de fluir com naturalidade. Vivem carregando consigo a sua prisão debaixo do braço e arrastando a necessidade de controle sobre tudo.

Portanto, quando você afirmar que está preso em sua zona de conforto lembre-se que está falando de um conforto bem miserável, de forma pequena, restritiva, que só te faz mal dia após dia, e não do conforto de uma vida mais plena e com verdadeira liberdade.

 

Você está preso da reconfortante escolha de não ter escolhas em sua vida.

 

Mas a escolha de sair ou permanecer nessa prisão é única e exclusivamente sua!

Não há passos complexos demais para fazer isso, pense em tudo que você leu, reflita com sua verdade atual, e parta para a ação, de um primeiro passo, ou outros vêm depois.

 

Para de ler por um minuto, faça sua reflexão!

 .

.

.

.

.

Pronto!

 

Então agora eu tenho 4 passos que vão de ajudar a sair da sua zona de conforto.

 

4 PASSOS DE IMPACTO PARA VOCÊ SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO!

Você já deve ter percebido nesse momento que o desenvolvimento pessoal e profissional só acontece fora da sua zona de conforto, essa área de falsa segurança emocional não vai fazer você conquistar novas habilidades e criar novos empreendimentos, um fato interessante é que a característica mais comum entre os empreendedores de sucesso é a capacidade de determinação para sair de sua zona de conforto e ampliar os seus limites constantemente.

Eles estão acostumados constantemente a mudar, sair do lugar!

Mas todas as pessoas que estão da zona de conforto são infelizes? É claro que não! Não há nada errado com as pessoas se sentirem felizes na sua zona de conforto, é uma opção delas, mas é preciso estar consciente que se você quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, aprender e fazer coisas novas é essencial, há sempre um sacrifício em assumir riscos, mas penso que existe um sacrifício ainda maior em nunca fazer nada a respeito.

Abaixo está uma lista das características que ajudam a identificar quem está na sua zona de conforto, após o texto anterior e a sua reflexão, você já deve ter sua resposta, mas se precisar de alguma confirmação que sua zona de conforto pode estar de atrapalhando, aqui está!

  • Autocrítica exagerada
  • Estresse excessivo
  • Falta de motivação
  • Ansiedade
  • Desculpas constantes para seus problemas

Você já sabe que precisa dar um primeiro passo e que isso é fundamental, segue abaixo uma lista com ações que vão reforçar sua mentalidade para você sair rapidamente da zona de conforto.

 

1 Não se preocupe com o que os outros vão pensar

Esse é o medo mais constante em quem quer mudar, e se isso afetar você, saiba que esse é o maior medo das pessoas, para você ter noção em uma pesquisa feita nos estados unidos o medo de falar em público é maior que o medo de morrer ou de ficar doente. Então não se sinta como o único que está sentindo isso, tente diminuir esse medo porque todos a sua volta estão sentindo o mesmo.

 

2 Trabalhe junto

Se você está com receito de começar uma mudança sozinho ache um parceiro ou parceira para a criação de um novo habito. Há pessoas que conseguem se desenvolver mais facilmente trabalhando em conjunto.

Se por exemplo você quer criar um blog sobre seu hobbie favorito e acha que outras pessoas com o mesmo sonho, você pode convida-lo a se juntar a você, com a participação em seu projeto.

Ao encontrar alguém, o trabalho pode acontecer de maneira mais fluida e animada, gerando sucesso muito mais rápido do que se você estivesse sozinho.

Em muitos casos trabalhar em conjunto não só é muito mais divertido, como também faz com que você se sinta mais seguro.

 

3 Comece pequeno

Como sua zona de conforto é extremamente previsível, você geralmente tem uma boa ideia do que vai acontecer para ela entrar em ação, e esse medo de mudança pode te manter sempre em sua zona de conforto. Drible esse problema, comece sem arriscar tudo, de um primeiro passo e esse primeiro passo pode ser pequeno, se você está pensando em criar um produto ou serviço, não assuma compromissos de grande escala, faça sua tentativa e ser não sair como esperado aperfeiçoou seu produto ou serviço, vá novamente e tente de novo, se você não colocar tudo em risco será mais fácil começar, mas não se esqueça, é sempre preciso aumentar seus riscos e desafios conforme o tempo.

 

4 Crie sua visualização do sucesso

O pensamento positivo tem um poder imenso e se você começar pensando que não pode dar cero, realmente haverá grandes chances e não dar certo, esse tipo de pensamento só aumenta a insegurança e consequentemente, o medo.

Passar alguns minutos por dia visualizando o sucesso fará com que você fique muito mais disposto a assumir os riscos associados. Isso funciona seja nos negócios, seja na sua vida pessoal. O poder da mente é surpreendente, mas não se esqueça, só o pensamento não fará nada, parta para a ação!

 

QUANDO AS PESSOAS FINALMENTE ENTENDEM…

Muitas pessoas só estendem que muitas das habilidades necessárias para um bom desenvolvimento pessoal e profissional estão longe da ensinadas na faculdade após anos no mercado, é preciso entender um nível de instrução tradicional através de instituições de ensino vão te ajudar em sua carreira, nesse ambiente você criar habilidades como trabalho com relacionamentos pessoais, a habilidade de seguir instruções e cumprir prazos, raciocínio crítico, capacidade de se comunicar e escrever bem, habilidades de busca e aprendizado e todas elas são importantes, mas como vimos existem muitas habilidades necessárias para ser um dos empreendedores de sucesso no brasil que não se aprendem em uma instituição de ensino tradicional.

Adicionando essas habilidades a mentalidade que é preciso sair de sua zona de conforto para avançar constantemente em sua vida, a sua vida dentro da cela mental chamada zona de conforto é fácil, isso porque você sempre vive o mesmo cenário, mas não existem novas paisagens para você admirar, dentro da zona de conforto não existe evolução!

 

Espero que esse artigo tenha sido útil e desejo, de verdade, que você deixe um comentário para eu saber que posso publicar ainda mais conteúdo de qualidade, como esse…